Brasão da Freguesia de Santa Marinha
Junta de Freguesia de Santa Marinha
 
Vila Nova de Gaia
   
Autarquia
Ensino
Cultura
Desporto
Turismo
Informações
Serv. Online
Contactos
 
Noticias

2010.02.01
Casas novas no Centro Histórico.

A Câmara Municipal está a fazer regressar os moradores ao Centro Histórico. O empreendimento social D. Manuel Clemente, situado na Rua de General Torres, dará prioridade ao retorno das famílias que foram deslocalizadas para outros empreendimentos, a fim de possibilitar a requalificação do casco antigo da cidade. O investimento da empresa municipal Gaia Social foi de 2,8 milhões de euros na construção dos 36 apartamentos e na requalificação da área envolvente.

"A nossa intenção é modernizar o Centro Histórico, mas tudo ficaria descontextualizado caso os moradores não regressassem. E vamos continuar. Brevemente, vamos inaugurar outro empreendimento, na Rua de Heliodoro Salgado, o qual vai ter uma capacidade superior de resposta", salientou Luís Filipe Menezes, Presidente da Câmara Municipal, durante a sessão solene de inauguração.

A atribuição do nome do Bispo do Porto a este empreendimento surge como uma continuidade das distinções que o Município tem feito a personalidades notáveis, vivas, da sociedade portuguesa, nos mais diversos domínios. Tal como aconteceu, recentemente, com Daniel Serrão e Manuel Violas.

"D. Manuel Clemente é um verdadeiro exemplo de cidadania. É um nome incontornável na defesa dos direitos de igualdade dos cidadãos. Penso mesmo que é a única voz respeitada, com dimensão nacional, no Norte do País", justificou Luís Filipe Menezes.

O Bispo do Porto - Prémio Pessoa 2009 - foi convidado a emprestar o seu nome à urbanização, aquando da inauguração da remodelada Junta de Freguesia de Santa Marinha. Aí, impôs uma única condição: que o seu nome fosse aprovado pelos moradores. "Com esta urbanização promove-se uma cidadania comum. As redes de convivência e as relações de vizinhança são fomentadas. Através destes exemplos, Portugal ganha uma maior substância social. É um verdadeiro exemplo de defesa da dignidade das pessoas", evidenciou D. Manuel Clemente.

No final da cerimónia, foi entregue, de forma simbólica, a primeira chave. Visivelmente emocionada, Amélia Afonso não conteve as lágrimas de alegria perante a concretização de um sonho que lhe vai proporcionar melhor qualidade de vida. O realojamento das famílias no novo empreendimento vai começar imediatamente.

Um dia depois de ter sido inaugurada, a urbanização recebeu seis famílias que assim regressam aos seus lugares de origem. É uma medida consentânea com a estratégia política do Município de construir um Centro Histórico desenvolvido, com os seus moradores de sempre.

Os contratos foram entregues por Luís Filipe Menezes e Marco António Costa, respectivamente Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal, César Oliveira, Presidente da Assembleia Municipal, André Correia, Presidente do Conselho de Administração da Gaia Social E.E.M e Isaura Ramos, assistente social da Junta de Freguesia de Santa Marinha.

"Houve em todas as alturas a preocupação de se promover o regresso das famílias. Agora, passam a viver com melhores condições, materializando o seu desejo de uma nova habitação. A sua deslocalização impôs-se. Ou saíam ou morriam onde estavam, sujeitos a uma qualquer derrocada ou intempérie. Foi uma necessidade", salientou Marco António Costa, Vice - Presidente da Câmara Municipal, na sua intervenção.

In GaiaGlobal

« voltar

Junta de Freguesia de Santa Marinha ©  todos os direitos reservados