Brasão da Freguesia de Santa Marinha
Junta de Freguesia de Santa Marinha
 
Vila Nova de Gaia
   
Autarquia
Ensino
Cultura
Desporto
Turismo
Informações
Serv. Online
Contactos
 
Noticias

2009.03.17
Nova via entre a R. José Falcão e D. Leonor de Freitas.

Com a assinatura de um protocolo de acordo entre o Município Gaiense e a Misericórdia de V. N. de Gaia, vai ser possível construir uma nova via entre a Rua de José Falcão e D. Leonor de Freitas, onde recentemente foi construída a nova Escola Superior de Tecnologia e Saúde. Os cerca de 2.500 alunos, professores, pessoal administrativo e auxiliar, vão com toda a certeza beneficiar com a construção desta nova via, que estará concluída dentro de aproximadamente um ano.


A Câmara Municipal e a Misericórdia de Gaia assinaram um protocolo que vai permitir, no espaço de um ano, a construção da via de ligação entre as ruas de José Falcão e de Leonor de Freitas, a qual irá permitir uma deslocação rápida entre a rotunda das Devezas e o Centro Histórico. Para a concretização deste projecto, foi cedido ao domínio público, pela Misericórdia, o Solar das Devezas e um conjunto de parcelas de terrenos da Quinta das Devezas. A via, com uma extensão de 1300 metros, representa um investimento municipal de cinco milhões de euros.

A Misericórdia de Gaia, por sua vez, poderá usufruir dos direitos da venda de terrenos circundantes, adquirindo assim capacidade financeira para a concretização dos seus projectos em vários pontos do concelho. O Provedor Joaquim Vaz agradeceu ao executivo o facto de ter transformado Gaia numa "grande e bela cidade europeia" e revelou que a Misericórdia pretende apostar na ampliação da creche, na construção de um novo lar em Avintes, na criação de uma unidade de cuidados continuados em Gulpilhares e, por último, na instalação de uma cantina social, em Santo Ovídio (Mafamude).

Luís Filipe Menezes, Presidente da Câmara Municipal de Gaia, destacou, por seu turno, a importância do protocolo no que se refere ao desenvolvimento de redes de mobilidade eficazes para se garantir a viabilidade do projecto previsto para o Centro Histórico. Sobre a Misericórdia, o edil reiterou que a Câmara tudo fará "para facilitar e ajudar na valorização do património", revelando que está a ser realizado um levantamento exaustivo, em parceria com a Assembleia Geral da Misericórdia, de vários equipamentos que esta instituição detém, de forma a que os mesmos sejam rentabilizados "numa lógica sinérgica, nem que para isso seja necessário fazer alterações no Plano Director Municipal", explicou. De resto, e no caso específico da área contemplada neste protocolo, Luís Filipe Menezes sublinhou a existência "de uma área envolvente mais apetecida", o que se torna benéfico para todas as partes.

O Presidente da Câmara Municipal fez ainda questão de salientar o envolvimento do Município na lógica de missão das instituições públicas de solidariedade social, em particular no auxílio a candidaturas para a obtenção de fundos diversos. A sintonia entre todos tem sido proveitosa e os resultados estão à vista. "Somos o Município do País com mais projectos aprovados ao nível da acção social nos últimos dois, três anos", concluiu.

In GaiaGlobal

« voltar

Junta de Freguesia de Santa Marinha ©  todos os direitos reservados