tmsm_peqSede Social
Rua Cândido dos Reis, 188
4400 – 070 Vila Nova de Gaia
Telefone – 223752640

Fundada em 1924 por Deocleciano Parada, António Barbosa Pereira e Júlio Santos, a TUNA MUSICAL DE SANTA MARINHA nasceu num velho e exíguo barracão do velho cais de Gaia.

Os seus mentores, todos eles eram verdadeiros amantes da música, daí, no interesse de ocupação dos seus tempos livres numa actividade cultural e recreativa, a TUNA foi fundada e a partir dai começou a ganhar corpo.

Teve como primeira Sede, um 1º andar da Avenida Ramos Pinto, mais tarde, passou-se para o Largo Miguel Bombarda, para em 1937 se mudar definitivamente para a Rua Cândido dos Reis.

A sua actividade no campo cultural, musical e recreativo, logo muito cedo se revelou. A sua TUNA e o seu Corpo Cénico, foram autênticos baluartes de prestígio.

Porque as estruturas naquele tempo primavam pela ausência total de apoios, a TUNA, propriamente dita, acabou por desaparecer, sendo este fosso preenchido com enorme prestígio pelo Corpo Cénico.

Hoje, em que os tempos são outros, onde a motivação se encontra nas mais variadas iniciativas, a Tuna Musical de Santa Marinha dedica grande parte da sua actividade às crianças da Beira-Rio.

Formou uma Escola de Iniciação Musical, um grupo de Cavaquinhos, possui um grupo de Teatro de Revista e de Variedades, possui o desporto, com mais incidência no Atletismo, possuindo ainda uma secção de Dança de Salão infantil.

São mais de 70 crianças que diariamente frequentam as nossas instalações, a TUNA para elas é o parque que não possuem para brincar, é o jardim que em substituição da colheita de flores, se colhem pequenos talentos para a música e para o desporto.

Actualmente, está formado um grupo de Canto Coral, composto de 25 elementos e já com várias actuações.

A vida não pára na Tuna Musical de Santa Marinha, porque entendemos que as Colectividades como a nossa, são e deverão continuar a ser os máximos expoentes da cultura popular portuguesa.
Ambições, trabalhar para os outros, dar-Ihes os nossos conhecimentos, perpetuar em prestigio e grandeza esta nossa TUNA.