O passado dia 13 de janeiro, dia de frio mas com um sol radioso, juntava os ingredientes necessários para que a população saísse à rua para celebrar o São Gonçalo.
Sempre acompanhados pelo Presidente da Junta de Freguesia, Paulo Lopes e vários elementos do executivo e Assembleia de Freguesia, os Mareantes do Rio Douro partiram pelas 8 horas da Capela da Piedade, seguindo o tradicional percurso pelas ruas da freguesia.
A visita às coletividades durante o percurso, permite o retemperar de forças para o restante trajeto, sendo sempre recebidos por uma mesa farta e copos cheios.
A primeira paragem foi no Centro Cultural e Recreativo do Lugar de Gaia, seguido do Sporting Clube Candalense.
O percurso dos Mareantes do Rio Douro continuou ao final da manhã com a visita ao Centro Democrático D’instrução Latino Coelho, sendo a última paragem antes do almoço no Clube Desportivo do Marco, onde a receção é sempre calorosa e com muita participação popular.
A chegada ao Cais de Gaia juntou uma multidão em festa com os entusiastas motociclistas, num momento de perfeita integração entre as tradições locais e os visitantes movidos pelas paixão motorizada.
Depois do merecido e revigorante almoço na sua sede, os Mareantes do Rio Douro continuaram o seu percurso, passando pela sede da Tuna Musical de Santa Marinha, e seguindo em direção à Junta de Freguesia, onde foram recebidos pelo Presidente, Paulo Lopes e todo o executivo, pelo Presidente da Assembleia, Mário Jorge, pelos Vereadores da Câmara Municipal, Eng. Paula Carvalhal e Dr. Manuel Monteiro, por vários autarcas e população em geral.
Após a tradicional ida à Igreja de Mafamude, os festeiros regressaram à freguesia, com paragem obrigatória no Águias Sport de Gaia.
Seguiu-se o derradeiro percurso até à sede dos Mareantes do Rio Douro para a apoteótica receção popular.