COMEMORAÇÕES DOS 40 ANOS DO 25 DE ABRIL

Abr 28, 2014 | NOTÍCIAS

A Junta de Freguesia de Santa Marinha e São Pedro da Afurada, celebrou o quadragésimo aniversário da Revolução do vinte e cinco de abril, com um diverso programa, que constou no dia 25, de uma Romagem e colocação de uma coroa de flores no Cemitério de Santa Marinha, no Jazigo dos militares falecidos em nome da Pátria, na Guerra do Ultramar e uma outra no Cruzeiro, em homenagem aos autarcas falecidos, cerimónias que tiveram a presença da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões.

Já na sede da Junta de Freguesia, no seu exterior, colocou-se uma coroa de flores junto ao “Memorial” com o nome dos soldados falecidos na Primeira Grande Guerra, que contou com a presença da Fanfarra do Regimento de Artilharia n.º 5 da Serra do Pilar.

No interior, foi inaugurada a Sala do Poder Local, onde passarão a reunir os membros do Executivo e os Grupos Parlamentares, com assento na Assembleia de Freguesia.

Seguidamente teve lugar no Salão Nobre, a Sessão Evocativa do quadragésimo aniversário do 25 de abril, na qual foram homenageados o artesão da Afurada, Carlos Marques e o colecionador e etnógrafo de Santa Marinha, Manuel Correia, após o que tiveram lugar as intervenções dos representantes de todas as forças políticas representadas na Assembleia de Freguesia, do Presidente do Executivo da Junta de Freguesia de Santa Marinha, Paulo Lopes e por último o Presidente da Assembleia de Freguesia, Salvador Santos.

Da parte da tarde, o Presidente Paulo Lopes e alguns membros do seu Executivo, marcaram presença no Torneio/Convívio de Futebol de Cinco, da Cooperativa da Quinta da bela Vista – URBICOOP e nos Jogos Tradicionais, organizados pela APABAIXO-Associação de Pais da EB1/ JI da Afurada de Baixo.

Na manhã do dia 26, o Dr. Delfim de Sousa, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, em representação do Presidente da Edilidade, Professor Dr. Eduardo Vitor Rodrigues, inaugurou duas exposições, uma de réplicas de barcos, do artesão Afuradense, Carlos Marques e a de Brinquedos, de Manuel Correia, aas quais irão estar patentes ao público até ao dia 1 de junho.

Da parte da tarde, teve lugar a Procissão Fluvial em Honra de São Telmo, que saiu da Igreja de São Pedro da Afurada e se dirigiu até Massarelos, no Porto, até à Igreja do Corpo Santo, organizada pela Confraria das Almas do Corpo Santo.

NOTÍCIAS RECENTES

ARQUIVO NOTÍCIAS

..

Pin It on Pinterest

Share This