DEBATE – 43 ANOS DE LIBERDADE
Decorreu no dia 21 de abril o primeiro ato do vasto programa de comemorações do 25 de abril, organizado pela Junta de Freguesia.
Num debate moderado pelo Dr. Salvador Santos, na sede do Sporting Clube Candalense, participaram representantes do PS, PSD e CDU, respetivamente Dr. Albino Almeida, Dr. Filipe Ramos e Dr. Jorge Sarabando.
A Junta de Freguesia agradece a todos os presentes e participantes, não esquecendo a simpatia do Sporting Clube Candalense, que abriu as portas a este grande momento de debate.

PROCISSÃO DE S. TELMO
No sábado, 22 de abril, realizou-se em São Pedro da Afurada o inicio das festas em honra de São Telmo, Padroeiro da Confraria das Almas do Corpo Santo de Massarelos e dos Mareantes.
Com a presença do Presidente da Junta de Freguesia, Paulo Lopes e vários membros do seu executivo, aconteceu uma pequena celebração na igreja local, seguida da procissão até ao caís da Afurada, onde a imagem do S. Telmo iniciou a viagem de barco até à margem direita do rio Douro, em Massarelos. O percurso foi acompanhado pelos convidados, numa embarcação da Douro Azul, que seguiram depois as restantes festividades na cidade do Porto.

CORRIDA DA LIBERDADE
No dia 23, 750 participantes encheram as ruas de Santa Marinha e S. Pedro da Afurada, para assinalar o 25 de Abril correndo ou caminhando.
A segunda edição desta iniciativa, organizada pela Junta de Freguesia e pela “Nascidos para Correr – Associação Desportiva”, foi um tremendo sucesso, graças a todos os que colaboraram na sua realização.
A Junta de Freguesia agradece a todos os participantes e instituições que tornaram possível mais esta grandiosa prova, com destaque para a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

CONCERTO DA LIBERDADE E MOMENTOS DE POESIA
Realizou-se no dia 24 de abril, no salão dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões, o Concerto da Liberdade, tendo mais uma vez como protagonista a Sociedade Musical 1º de Agosto.
Desta vez o protagonismo era ainda mais justificado, uma vez que o evento serviu também para o lançamento do CD da banda, comemorativo do seu 100º aniversário.
O momento contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia, Paulo Lopes e quase todo o seu executivo, do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Prof. Dr. Eduardo Vítor Rodrigues e do Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Albino Almeida.
A brilhante atuação da “Banda de Coimbrões”, como carinhosamente é chamada, foi ainda pontuada por notáveis momentos de poesia declamada por um grupo dirigido por Helena Peixoto.
O Presidente da Junta, Paulo Lopes, referiu o orgulho da autarquia em apoiar e incentivar este exemplo de dinamismo e qualidade artística,
O Presidente da Câmara Municipal, Prof. Dr. Eduardo Vítor Rodrigues referiu que a Sociedade Musical 1º de Agosto é um dos símbolos da região e anunciou a compra de 150 unidades do novo CD, para que seja oferecido nas receções oficiais da autarquia.

MANHÃ DO DIA 25 – COMEMORAÇÕES E HOMENAGENS
No dia 25 de Abril, as comemorações iniciaram-se pelas 10 horas, com a homenagem aos autarcas e militares falecidos, no cemitério paroquial.
Nesta iniciativa, que contou com a presença da totalidade no executivo da Junta de Freguesia, do Presidente e vários elementos da Assembleia e do Padre António Batista, estiveram ainda presentes elementos do exército do Quartel da Serra do Pilar, da Associação Portuguesa de Pára-quedistas e Bombeiros Voluntários de Coimbrões.
Pelas 11 horas teve inicio a tradicional Sessão Solene evocativa do 25 de Abril, no Salão Nobre do edifício de S. Pedro da Afurada, que encheu para ouvir as intervenções dos diversos representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia de Freguesia.
A sessão ficou ainda marcada pela homenagem da Junta de Freguesia a duas cidadãs de reconhecido mérito cívico e humano, Mafalda Ferreira e Lúcia de Fátima, respetivamente de Santa Marinha e S. Pedro da Afurada.

TARDE DO DIA 25 – JOGOS TRADICIONAIS E DESPORTO
A tarde de 25 de abril teve inicio na Escola Básica da Afurada de Baixo, onde o Presidente Paulo Lopes e vários elementos do executivo participaram e se divertiram na tarde de jogos tradicionais, promovida pela Associação de Pais.
O dia terminou no campo de jogos da Urbicoope, com o encerramento do Torneio de Futebol organizado pela Cooperativa de Serviços da Quinta da Bela Vista e que contou com a participação de várias equipas dos escalões sub14 e sub 9/11.

ENCERRAMENTO COM CHAVE DE OURO
As comemorações do 25 de Abril da Junta de Freguesia de Santa Marinha e São Pedro da Afurada terminaram da melhor maneira, no dia 26, pela manhã, com a inauguração, na Escola Básica do Marco, do prometido Parque Infantil.
O momento contou com a presença do Presidente, Paulo Lopes e quase todo o seu executivo, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eng. Patrocínio Azevedo e a Vereadora da Educação, Dra. Elisa Cidade.
A instalação deste equipamento fecha assim um ciclo que permitiu, ao longo do mandato que em breve termina, equipar todas as escolas básicas da União de Freguesias com um Parque Infantil.

 

VÍDEOS

 

 

 

GALERIA DE FOTOS